Médico alerta para o perigo de uma nova mania bizarra do TikTok; conheça o ‘bone smashing’

Em vídeo postado em suas redes sociais, o cirurgião plástico alerta para os perigos da última e bizarra tendência viral do TikTok: o ‘bone smashing’.

+ Jacaré sem a mandíbula superior ganha novo lar e recebe nome bem apropriado; veja aqui

+ Direita ou esquerda? Ilusão de ótica deixa internautas perplexos; veja aqui

+ Expedição marinha em águas profundas captura imagens do raríssimo polvo ‘Dumbo’; veja o vídeo

Em longa lista de tendências bizarras, uma nova mania que anda circulando pelo TikTok consegue ser mais estranha e perigosa que muitas outras que já viralizaram. Chamada de ‘bone smashing’ ou ‘quebrando ossos’, a prática desconcertante envolve pessoas que batem repetidamente nos ossos, normalmente das maçãs do rosto ou maxilares, com objetos duros, como martelos e garrafas, na tentativa de remodelarem suas características faciais.

“Sinceramente, nunca pensei que teria que vir aqui e dizer isso, mas por favor, não quebre os ossos do seu rosto intencionalmente”, disse o Dr. Prem Tripathi, cirurgião plástico de São Francisco, em um vídeo postado em suas redes sociais.

+CLIQUE AQUI E VEJA O VÍDEO

O especialista alertou que ossos quebrados ou fraturados cicatrizam por conta própria, mas podem não cicatrizar corretamente e causar desfiguração. “Se você não tem a genética para ter um queixo ‘forte’, infelizmente, você precisa consultar um profissional”, explica Tripathi no clipe.

Embora quebrar ossos pareça uma ideia absurda, esta tendência parece estar baseada na teoria do século XIX do cirurgião e anatomista alemão Julius Wolff . De acordo com ele, os ossos estão constantemente em remodelação, sendo os ossos velhos ou danificados continuamente reabsorvidos e substituídos por novos.

Segundo Wolff, a aplicação de força mecânica ou estresse físico aos ossos pode, na verdade, aumentar a taxa de ocorrência dessa remodelação e, no processo, resultar em ossos mais fortes e mais grossos. E a falta de tal estresse ou força pode levar a ossos mais finos ou mais fracos.

No entanto, os críticos notaram que a teoria e a destruição óssea são simplificações excessivas de como os ossos funcionam e podem levar a problemas graves para o resto da vida.

+CLIQUE AQUI E VEJA O VÍDEO

Tudo do bem
Back to top